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CURSO ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E QUALIDADE DE VIDA

Objetivos

 

Facilitar a conscientização dos participantes sobre a importância da Administração do Tempo e sua relação com a qualidade de vida das pessoas/profissionais e da organização;

Facilitar a aquisição de conhecimentos, atitudes, hábitos e habilidades pertinentes à otimização do uso do tempo permitindo a integração dos vários campos de atuação na vida como: trabalho, lazer, social, familiar e espiritual.

Conteúdo Programático:

  • Auto diagnóstico sobre a qualidade de vida;
  • Auto diagnóstico sobre o uso do tempo;
  • Tempo, conceitos, concepções, características e tipos;
  • Tempo e qualidade de vida;
  • Desperdiçadores de tempo: Planejamento Inadequado, Administração por Crise, Desorganização Pessoal, Problemas de comunicação, Dificuldade de tomar decisões, Dificuldade de diagnosticar problemas, Falta de delegação, Incapacidade de dizer não, Uso inadequado do telefone, Perfeccionismo, Falta de estabelecimento de objetivos pessoais;
  • O inter-relacionamento entre os desperdiçadores do tempo;
  • Implicações sócio-culturais e emocionais do uso do tempo;
  • Outros desperdiçadores do tempo crônicos.
  • O planejamento, o auto-conhecimento, a auto-disciplina, a flexibilidade, a delegação como antídotos aos desperdiçadores de tempo;
  • Administração do tempo e prevenção do stress.

(Atenção! Este curso também pode ser desenvolvido de forma presencial particular)

 

Diferencial do curso

 

Aprender a administrar o tempo não é a mesma coisa que aplicar uma “receita de bolo”.Se fosse algo tão fácil não existiam pessoas e profissionais ocupantes de cargos nos diversos níveis hierárquicos com dificuldades em relação ao uso do tempo e, alguns deles, com problemas graves. As “regrinhas” que muitos procuram pouco ajudam. Trata-se de uma abordagem ultrapassada e ineficaz do processo ensino-aprendizagem do uso eficaz do tempo.

 

Os problemas relativos ao tempo não envolvem uma única solução, pois podem ser provenientes de crenças, preconceitos, paradigmas, emoções e valores que interferem no nosso comportamento resultando em uma má qualidade de vida para as pessoas e organizações.

 

O tempo está presente em tudo que se faz na vida. Nas organizações, a sua otimização melhora a qualidade dos produtos e serviços, a qualidade no atendimento ao cliente interno e externo, o relacionamento inter pessoal, o clima organizacional, minimiza custos, motiva os empregados e, conseqüentemente, reflete-se na saúde financeira da empresa. Além disso, é um pré-requisito para o desenvolvimento do potencial de liderança. Entretanto, é necessário identificar como usamos o nosso tempo antes de começarmos o seu planejamento, organização, acompanhamento e avaliação visando separar as nossas dificuldades dos problemas externos causados por colegas, chefias, sócios, clientes e condições de trabalho dentre outros. Enfim, da organização e da vida como um “todo”.

 

Podemos identificar se temos problemas ou dificuldades pertinentes ao uso do tempo verificando o nosso grau de concordância em relação as seguintes afirmativas.

  • Quase nunca termino o que começo.
  • Quando tomo uma decisão fico em dúvida se foi a melhor.
  • Prefiro executar eu mesma uma tarefa porque somente eu sei fazê-la bem.
  • Não acredito que o planejamento resolva meus problemas em relação ao tempo.
  • Passo boa parte do tempo em meu trabalho “quebrando galhos urgentes”.
  • Resolvo tudo em cima da hora.
  • Gasto tempo fazendo coisas que outras pessoas poderiam fazer.
  • Freqüentemente levo trabalho para casa.
  • Quem delega muito acaba sendo dispensável na empresa.
  • Quase sempre passo os finais de semana com a cabeça cheia de preocupações com meu trabalho.

Basta concordar com uma afirmação para ficar em estado de alerta. Atenção!

 

Cada afirmação corresponde a um desperdiçador. Percentuais acima de 30%

 

Indicam que precisa tomar providências no sentido de otimizar o seu tempo pessoal e profissional buscando uma melhor qualidade de vida.

 

Só após diagnosticarmos em que e de que forma estamos perdendo tempo é que partiremos para fazer o seu planejamento. Planejar não é apenas agendar compromissos. É preciso perceber qual a tarefa mais urgente e mais importante para a empresa. Ou seja, estabelecer prioridades. É bom lembrar que a característica mais importante de um planejamento e a flexibilidade. Além de planejarmos como iremos usar o tempo precisamos acompanhá-lo e avaliá-lo objetivando o nosso aprimoramento, desenvolvimento contínuo e busca cada vez maior de uma melhor qualidade de vida pessoal e para nossa organização.

 

Metodologia

 

Será utilizada a metodologia ativa, centrada no aluno e com eliminação de censura. Serão desenvolvidos trabalhos em equipe e individualizados, dinâmicas de grupo, exposição participativa, discussões e dramatizações.

 

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